Muticom em Campina Grande

07/08/2014 - Inscrições abertas. Participe!

5º Mutirão de Comunicação
Em Campina Grande (PB) nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2014

As novas relações surgidas com o “boom” da Internet nos últimos anos vão ser o centro das discussões do 5º Mutirão de Comunicação do Regional NE2 da CNBB. O evento será realizado na cidade de Campina Grande (PB) nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano. Com o tema “Comunicação humana e ambiente digital: desafios nas novas relações”, o Muticom pretende levantar discussões sobre a nova evangelização, os novos limites nas relações humanas e os desafios gerados pela inclusão digital massiva. O evento é voltado para os agentes da Pastoral da Comunicação, comunicadores em geral, estudantes e profissionais da área e demais interessados. Além da discussão central, o Muticom ainda oferece oficinas, workshops e laboratórios que visam o aperfeiçoamento técnico em áreas específicas: organização de eventos, fotografia, produção e apresentação de programas de rádio, web tv, web rádio, edição de vídeos, redes sociais, entre outros.
Na programação está incluída a apresentação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que foi recentemente aprovado pela CNBB e será lançado nacionalmente no Encontro Nacional da Pascom (julho de 2014). O momento será coordenado pelos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação, Ir. Élide Maria Fogolari e Pe. Clóvis de Melo.
As inscrições para o 5º Muticom estão abertas. São oferecidas 350 vagas, distribuídas nas oficinas, laboratórios e workshops com direto a certificado de participação. O último Muticom Regional aconteceu em Maceió, em 2011, com a presença de representantes das 21 Dioceses do Regional Nordeste 2.

A inscrição, ao preço de R$ 60,00, dá direito a:
- Participar de todos os momentos do evento, desde a abertura até o encerramento e a participação em uma oficina ou laboratório ou workshop;
- Às seguintes refeições: jantar da sexta, almoço e jantar do sábado, “coffee-breake” e almoço do domingo;
- Certificado de participação.
A inscrição não inclui a hospedagem. Cada oficina (ou laboratório ou workshop) tem 35 vagas.

Sexta-feira, dia 29/08
17h30 - Início do credenciamento e acolhida.
19h - Início: Oração e Mesa de abertura.
19h30 - Debate para discussão do tema do Muticom.
21h30 - Avisos e encerramento das atividades.
Sábado, dia 30/08
7h30 - Oração inicial.
8h - Início das atividades nas oficinas, laboratórios e workshops.
10h - Intervalo.
10h15 - Retorno às atividades.
12h - Intervalo para o almoço.
14h - Retorno.
16h - Intervalo.
16h15 - Retorno às atividades.
18h - Jantar.
19h30 - Noite Cultural.
21h30 - Encerramento.
Domingo, dia 31/08
7h30 - Santa Missa (após a Missa, intervalo para um lanche).
9h30 - Lançamento Regional do Diretório Nacional de Comunicação.
11h - Plenária, agradecimentos e anúncio da próxima sede.
12h - Encerramento e almoço.

Oficinas, Laboratórios e Workshops
OFICINAS:
A arte de falar em público
Comunicação e iniciação cristã
Organização de eventos
LABORATÓRIOS
Produção e apresentação de programas de rádio
Web TV
Elaborando o Projeto da Pascom
WORKSHOPS
Publicidade para eventos
Captação de recursos
Convergência midiática

Quadro de assessores
Ir. Élide Maria Fogolari - Palestrante
Pe. Clóvis Andrade de Melo - Palestrante
Moisés Sbardelotto - Palestrante
Itamar Santos - Captação de recursos
Luca Pacheco - Edição de vídeos
Patrícia Luz - Projeto para a Pascom
Mark Damon - Fotografia
Glauber Rocha - Web TV
Pe. Eude Araújo - Iniciação cristã
Pe. Adeildo Ferreira - Rádio
Clarissa Medeiros - Publicidade para eventos
Luca Pacheco - Edição de vídeos

Diretório de Comunicação será lançado durante o 5º Muticom em Campina Grande
No domingo, dia 31, encerrando o 5º Muticom, acontece a participação da Ir. Élide Fogolari e do Pe. Clóvis Melo, ambos da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. Eles vão fazer o lançamento regional do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. “Creio que será um bonito momento de partilha e reflexão”, afirma o Pe. Clóvis. Ele fará parte também da mesa de abertura do 5º Muticom, onde será debatido o tema central “Comunicação humana e ambiente digital: desafios nas novas relações”. “Este Regional mora no meu coração! São pessoas maravilhosas trabalhando pela comunicação da nossa Igreja e vou adorar fazer parte deste 5º Muticom”, revela a Ir. Élide Fogolari.
Sobre o Diretório:
Após mais de 13 anos de pesquisas, análises e práticas de comunicação vivenciadas nas Dioceses, Paróquias e Comunidades, o Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou no mês de março o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. O documento tem como principal objetivo motivar a Igreja para a reflexão sobre os aspectos da comunicação e sua importância na vida da comunidade eclesial.
O Diretório será apresentado no 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que vão ser realizados de 24 a 27 de julho, em Aparecida (SP). O Diretório contou com a colaboração efetiva de pesquisadores, profissionais, agentes da Pastoral da Comunicação. O Arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, ressalta que o Diretório é resultado da abertura da Igreja no Brasil para a comunicação.
Fonte: www.5muticomne2.com

PASCOM