Aniversário de 50 anos de Ordenação Presbiteral do Pe. Leo Denis

26/06/2018 - Ex-Reitor e Formador do Seminário Arquidiocesano da Paraíba
O Pe. Leo Denis está completando 50 anos de Ordenação Presbiteral. A data vai ser comemorada no dia 1º de julho, às 17h, com uma Missa na igreja Bom Jesus, no bairro do Rangel, em João Pessoa.

Sobre o Pe. Leo:
Nasceu no dia 27 de junho de 1943 em Leuven, na Bélgica. Entrou no Seminário no Colégio para América Latina em Leuven e estudou Filosofia e Teologia na Universidade Católica. Foi ordenado no dia 28 de junho de 1968 na cidade de Mechelen pelo Cardeal Suenens - Arcebispo de Mechelen - Brussel. Estudou Física na mesma Universidade, recebendo a licenciatura em 1973.

Chegou ao Brasil no dia 15 de fevereiro de 1974 para a Arquidiocese de Salvador, onde até 1977 foi Vigário da Paróquia de São Miguel de Cotegipe, em Simões Filho (BA). Em 1977 foi para a Diocese de Campina Grande (PB) ser Vigário da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Catolé, e ao mesmo tempo foi Administrador da Paróquia de São João Batista, em Fagundes (PB). Em agosto de 1978 foi nomeado Pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Boqueirão (PB), e Nossa Senhora da Conceição, em Cabaceiras (PB), onde ficou até metade de 1991. Pelo ano de 1979 conheceu o Prado e começou a participar dos encontros em Olinda (PE). No dia 8 de julho de 1987 fez o compromisso definitivo.

Em 1991 foi emprestado à Arquidiocese da Paraíba para ajudar na formação dos seminaristas. Em João Pessoa assumiu as tarefas de Reitor, Formador, Diretor de Estudos e professor das mais diversas matérias, colaborando assim com a formação de vários padres. Ao mesmo tempo trabalhava como Administrador Paroquial ou Vigário Paroquial em Mamanguape, Itapororoca, Baía da Traição e Salgado de São Félix.

Em 2001, atendendo a uma solicitação dos Bispos do Timor Leste, que tinham pedido à CNBB que mandasse um padre com experiência em Seminário para ajudar na organização do estudo do Seminário recém-aberto, foi até lá e ficou como Prefeito de Estudos até 2006.

Retornando ao Brasil, foi para a Diocese de Paulo Afonso (BA), onde atuou como Pároco de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ao mesmo tempo foi responsável pelo Seminário Propedêutico da Diocese de 2007 a 2010. Em 2011 foi Vigário Paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio, em Paripiranga. Em 2014 foi chamado a assumir como Reitor o Seminário do Mário Zanetta, da Diocese de Paulo Afonso, em Feira de Santana (BA). E ao mesmo tempo dava aulas na Faculdade Católica de Feira de Santana.

Neste ano de 2018 participa do Ano de Formação do Prado em João Pessoa, no bairro do Rangel, na Paróquia São Francisco das Chagas, com os padres Edson, Olímpio e Antônio Maria (formador). Depois pretende voltar para a Diocese de Paulo Afonso.