Orientações para a Missa Crismal na Catedral das Neves

28/03/2018 - Nesta Quinta-feira Santa, dia 29 de março

Seguem orientações, passadas pelo Mestre de Cerimônias Litúrgicas da Arquidiocese da Paraíba, Pe. Erionaldo Duarte, para a Missa Crismal que vai ser presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, nesta Quinta-feira Santa, dia 29 de março, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa:

1) A Paramentação será no Mosteiro de São Bento, a partir das 8h30. A Santa Missa terá início às 9h.

2) Os sacerdotes devem levar somente túnica. Já os diáconos: túnica e estola branca (não levar dalmática).

3) No presbitério, por causa do espaço, vão ficar apenas os padres do Conselho Presbiteral e aqueles que serão empossados como Vigários Forâneos. Os demais sacerdotes e os diáconos vão ficar nos bancos da frente, na nave da Catedral. Pede-se que, após a reverência ao altar, omitindo-se o ósculo, já se dirijam para seus respectivos lugares. Os diáconos devem ocupar os bancos por trás dos sacerdotes.

4) Após a saudação inicial, será lido o Decreto de Criação das Foranias e dada a posse canônica aos Vigários Forâneos.

5) Terminada a Homilia, o Arcebispo fará, somente com os sacerdotes, o diálogo sobre as promessas sacerdotais.

6) O Rito da Bênção/Consagração dos Óleos será feito inteiramente antes do Ofertório.

7) Todos os sacerdotes concelebrantes tomam parte na Consagração do Crisma, estendendo as mãos na hora indicada.