Oremos pela Pátria

12/06/2016 - Escrito para o Correio da Paraíba

Atravessamos períodos difíceis. Oremos ao Senhor pelo bem do nosso povo e da nossa Pátria, na esperança de encontrar caminhos e soluções seguras. Nosso desejo de superar a crise é maior do que o nosso sofrimento. Precisamos retomar o desenvolvimento integral das pessoas, famílias e sociedade. Comentaristas políticos experientes tecem conjecturas e apontam pistas de soluções para enormes desafios. A transformação da realidade socioeconômica e política da qual necessitamos passa por políticas estruturais. Não se pode improvisar na fase de extrema complexidade. Peçamos luzes divinas para o reconhecimento de erros grosseiros cometidos e a devida correção de rumos, superando o oportunismo e a hipocrisia da corrupção.

Percebamos que a causa da crise ética, política e financeira deve-se ao despreparo dos responsáveis pelo bem público e à ausência ou boicote de projetos consistentes. Paulo apóstolo nos diz: “façam pedidos, orações, súplicas, ação de graças por todos os que têm autoridade, a fim de todos levarmos uma vida em paz, serena, com toda piedade e dignidade. Eis o que é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1ª Carta a Timóteo 2, 1-4).

Ó Pai que sois amor e bondade, nós vos bendizemos e agradecemos pela presença de vosso Filho, Jesus Cristo, em meio a nós, na Palavra e na Eucaristia, pão repartido para a vida do mundo. Inspirai os que nos governam com o exemplo da vida doada. Cheios de esperança, a vós dirigimos nossa prece por melhores dias para o nosso povo e nossa Pátria. Dai-nos as condições para a superação da crise ética, da corrupção financeira, da decadência moral. Somos tentados à desconfiança mútua e ao descrédito nas instituições. Jovens, pais e mães de família precisam de trabalho honesto, assumido com brio e dignidade. Nosso propósito é formar homens e mulheres de bem, integrar forças, erradicar divisões, encurtar distâncias, reconhecer sadias diferenças, reconciliar afastados, edificar pontes de solidariedade, abater muros de ódios e de vinganças. Suscitai lideranças serviçais que governem com justiça e equidade.

Inspirados na partilha do pão da palavra, do pão da vida e do pão de cada dia, contando com a vossa graça, nós nos propomos a construir ambientes de paz, promover a união nas famílias, contribuindo para a construção da sociedade justa e fraterna. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Senhor: abençoai vosso povo que vos tem como pastor e guia!

Mais lidos