Sínodo e Centenário da Arquidiocese

23/02/2014 - Escrito para o Correio da Paraíba

A Igreja vê-se questionada e deve avaliar continuamente a qualidade de sua vida e a sua missão para ser fiel ao mandado evangelizador de Jesus Cristo. A consciência de que o Senhor nos pede atitudes propositivas diante da perda dos valores éticos e cristãos, levou-nos a realizar um Sínodo sobre a identidade, a vida e a missão da Igreja da Paraíba. Trabalhamos de 2011 até o presente momento em pesquisas, conferências, reflexões, visitações, planejamentos. Resulta a necessidade de buscar o sentido da vida, comprometendo-nos a formar novas lideranças e, assim, construir ambientes de esperança junto às pessoas e entidades que defendem a vida e promovem sua dignidade. Há espaço para todos os que querem trabalhar na construção do Reino de Deus. A Igreja não pode se omitir frente à defesa da vida e da família, contemplando a formação e acompanhamento na fé de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A missão da Igreja condensa-se na vivência e testemunho da Palavra, da celebração do Mistério de Cristo, na Liturgia e na prática da caridade efetiva, voltada às diversas realidades. Os agentes pastorais da Igreja visitem as famílias, especialmente as mais necessitadas, e aquelas cujos membros vivem a vida afastada dos valores da fé e do compromisso cristão. Da desagregação familiar irrompe toda sorte de violência. A defesa da vida e da família propicia o respeito recíproco no cumprimento dos deveres, correspondentes aos direitos. Os resultados são para o Senhor. Sabemos que muito se semeia e em diversos campos, mas o resultado da colheita depende da liberdade e decisão das pessoas, ajudadas pela graça de Deus que as ilumina - importa em tomar a firme resolução de construir. Se o Senhor não edificar a casa, inutilmente trabalham seus construtores.