100 anos da Arquidiocese (2)

22/02/2014 - Escrito para o Jornal da Paraíba

Aos 6 de fevereiro de 1914, o Papa S. Pio X elevou à categoria de Arquidiocese e Sede da Província Eclesiástica a Diocese da Paraíba, erigida aos 27 de abril de 1892 pelo Papa Leão XIII e instalada aos 4 de março de 1894, com o nosso 1° Bispo, Dom Adaucto Aurélio de Miranda Henriques. Nossa Província compõe-se das Dioceses de Cajazeiras (1914), de Campina Grande (1949), de Patos (1959) e de Guarabira (1980). Muitos padres, religiosas(os) e cristãos voluntários dedicaram suas vidas, oferecendo formação humanitária e cristã a inúmeras pessoas e famílias, fundando instituições de ensino e serviço profissionalizante. A contribuição da Igreja na esfera da educação e da caridade assistencial aos pobres consagra-se como colaboração efetiva na área da saúde.

A Arquidiocese da Paraíba é guardiã de um rico acervo histórico, sito no Centro Cultural São Francisco, disposto ao público estudioso das iniciativas tomadas em prol da cidadania, quer acadêmica, quer profissional. A constante mudança de época obriga-nos a repensar como melhor servir o nosso povo, dentro das possibilidades e dos limites de nossa missão e competência. Há enormes desafios que se assomam e que nos insultam, tais como a desvalorização da vida e da família, as várias formas de violência, a ausência de valores éticos e morais, a corrupção, o atraso do nosso desenvolvimento, a falta de perspectivas para milhares de adolescentes e jovens, sem estudo e sem trabalho. Esses, entre outros desafios, apresentam-se à realidade social, familiar e institucional.

Qual Igreja para quais tempos? Essa é a pergunta que não se cala. O desafio traduz-se pela busca do sentido da vida e de rumos apontados pela fé na Palavra de Deus e no compromisso cristão, a exemplo de pessoas experimentadas, trabalhadoras, honestas, criativas, empreendedoras. Essas fazem a diferença para melhor. A Igreja não tem o direito de se omitir ou de se mistificar. Sua missão é construir o reino de Deus, contando com a sua graça, formando novas lideranças, colaborando e valorizando as demais iniciativas, enfim, abrindo-se, comprometendo-se em participar das soluções.

A partir da vivência da Palavra de Deus, do testemunho do Mistério de Cristo que é celebrado na Liturgia e vivido na prática da caridade efetiva, a missão da Igreja é levar adiante a obra de salvação de Jesus Cristo que nos convoca: “vocês são o sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Presentes às diversas realidades, não deixemos a luz de Cristo se apagar, nem perder o gosto pela vida que Cristo nos traz. O Mestre pede amor e fidelidade a sua prática ensinada ao vivo! Permanecendo ao lado do Senhor, O serviremos no povo que Ele nos destina.