Preparando a CF

07/02/2016 - Escrito para o Correio da Paraíba

Há mais de 50 anos a Igreja no Brasil vive a Campanha da Fraternidade (CF) durante a Quaresma, cujo objetivo permanente é despertar o espírito comunitário e cristão no Povo de Deus, comprometido na construção do bem comum. A partir do amor ao próximo e da justiça, o Evangelho educa-nos para viver a vida fraterna e solidária. A ação evangelizadora comporta na corresponsabilidade de todos na promoção da dignidade da vida humana, sobretudo quando a vida é ameaçada ou negada. A CF realiza uma coleta como expressão concreta de partilha, sensibilizando-nos no cuidado para com os pobres.

No presente ano a CF aborda a vasta temática da segurança hídrica, comportando na preservação dos mananciais e saneamento básico, vinculado à saúde e qualidade de vida, à distribuição e bom uso da água, etc. Sobretudo para nós, nordestinos, a temática é oportuna. Alguém poderia questionar: o que têm a ver as temáticas religiosas do tempo da Quaresma com essa vasta temática da água? O denominador comum da temática penitencial da Quaresma aponta para o cuidado da natureza, demonstrado por palavras e por gestos de partilha dos bens preciosos.

A água possui um valor inestimável, porém é um bem finito, limitado, escasso. A população precisa ser envolvida na prática de políticas públicas sustentáveis, favorecendo a vida de todos, e de forma especial dos que não têm acesso à água potável e para o uso humano. Em locais de carência, os pobres são sempre os mais apenados. Doenças endêmicas proliferam-se pela escassez de água de boa qualidade e pela falta de saneamento básico. Além da falta de água tratada para o uso humano, é indispensável desenhar as medidas que evitem assorear as margens dos rios e afluentes, preservar os mananciais, reflorestar zonas desertificadas, reestudar a questão da produção e do acesso aos alimentos básicos, a capacitação para pequenos produtores com crédito financeiro e assistência técnica.

O Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem Viva Água, do Governo do Estado da Paraíba, amplamente conhecido, deve ser assumido por todos, porquanto suas práticas são urgentes e viáveis. Coincide com a temática humanitária e ecumênica da CF 2016. Seu emblemático tema, “Casa comum, nossa responsabilidade”, diz respeito ao processo de conversão e de compromisso de transformação. “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Amós, 5, 24). Na prática, dar de beber e de comer a quem tem sede e fome corresponde à obra do amor misericordioso do Senhor da vida!