01/08/2015 - Escrito para o Jornal da Paraíba

A Paraíba, pequenina gigante, nasce ao regaço da Senhora das Neves, Mãe que abriga um povo guerreiro. “Intrépida desde a sua origem”, é nosso lema, apropriado à nossa índole e acontecimentos marcantes da nossa história. Ao longo dos 430 anos, entre lutas e oportunidades desperdiçadas, vultos veneráveis ensinam-nos a construir nossa história. Contamos com gente simples, sem aparatos de grandezas senão a maior delas: o exemplo do trabalho honrado, imbuídos do espírito de paz e de esperança. Essa riqueza estampa-se em nossa antiga bandeira alviverde, listrada. Após o assassinato de João Pessoa, o rubro-negro de nossa atual bandeira refere-se ao martírio da fidelidade, lembrando a indomável resistência dos escravos clamando pelo resgate do inalienável direito por inclusão com justiça social que lhes fora negada - e hoje, nossa prioridade.

As lições da história da Paraíba repassadas às novas gerações evitariam o alienante desconhecimento que acomete a juventude. As lições do civismo paraibano constituem-se em preciosas referências aos valores do “habitat” do nosso próprio sangue, raça, cultura. As lições de nossa história ajudam-nos a produzir novo sentido para a vida, o modo de ser, de pensar e de agir de cada um de nós. Incumbidos de continuar a construir nossa história, tenhamos presente o fato de que a Paraíba contraiu para com seu povo uma imensa dívida de inclusão social. Nosso desenvolvimento depende do envolvimento efetivo de todos no conhecimento sobre o atual planejamento de políticas estruturais, concretizadas por etapas sucessivas. Nosso destino depende de nossa capacidade desse envolvimento efetivo, resgatando as oportunidades desperdiçadas.

Fique por dentro do planejamento de políticas estruturais definidas, previstas a curto, médio e longo prazos, favorecendo o desenvolvimento socioeconômico, cultural e espiritual. Saiba como participar dos projetos prioritários da Paraíba, constando de metas e resultados. Mantenha uma visão de conjunto, voltada para o bem coletivo, não apenas individual. Concretamente, fique por dentro das principais áreas que constituem a cidadania: educação, saúde pública, segurança, capacitação para profissionalização, gerando ocupação e renda, moradia, transporte, segurança... Da visão que você tem (ou deixa de ter) sobre o seu presente e seu futuro, depende a transformação da realidade na qual estamos inseridos. Examine sua consciência de cidadania. Peça as luzes de Deus para assumir a sua missão, em vista do crescimento da Paraíba, nossa pequenina gigante.