Voluntário

22/03/2015 - Escrito para o Correio da Paraíba

Pessoas que cultivam as virtudes humanistas e cristãs disponibilizam seu amor e seu tempo a algum serviço voluntário. Nesse sentido, a Campanha da Fraternidade de 2015 apresenta o tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, referindo-se aos indicativos da fé que nos leva a assumir os compromissos de transformação da sociedade atual, repleta de sinais de esperança. Porém, contraditoriamente, a sociedade também apresenta sinais de sofrimento, violência, discriminação, falta de oportunidades, marginalização. A missão evangelizadora da Igreja importa na prática indissociável da caridade e da justiça. A caridade integra-se à compaixão, à misericórdia e formas de solidariedade. A Igreja não se identifica nem se confunde como uma instituição filantrópica ou como uma organização de desenvolvimento e assistência social. Essa missão pertence aos órgãos governamentais, incumbidos de planejar e promover as várias políticas públicas.

A espiritualidade cristã cultiva o amor serviçal aqueles que mais precisam e merecem oportunidades primárias à valorização da vida e da dignidade humana. Nesse sentido existem variadas formas de serviços voluntários, assumidos pela Igreja e por tantas instituições respeitadas e reconhecidas pela sociedade. O cristão convicto de sua fé procura amar e servir em tudo o que planeja e em tudo o que faz. O profeta Isaías alerta a consciência, na esfera individual e coletiva, ao proclamar a condição para uma verdadeira conversão: “se você destruir os seus instrumentos de opressão, se abandonar hábitos autoritários e a linguagem maldosa; se você acolher de coração aberto o indigente e prestar socorro ao necessitado, nascerá a sua luz espantando as trevas e sua vida obscura será como meio-dia” (Is 58,9b-10). A caridade misericordiosa é uma dádiva divina. Precisamos pedir ao Senhor que a nós a conceda.

A caridade torna-se resposta personalizada. O testemunho da caridade, da justiça e da paz, que cada um expressa ao seu modo, constitui-se como um chamado agregador de novos voluntários. Através de gestos concretos, de atitudes certeiras, de iniciativas que se demonstram exitosas, nascem as organizações de serviços voluntários. Jesus fundou a Igreja para dar continuidade de sua missão salvadora. Seu Reino institui-se não com poderes políticos, mas com práticas que promovem a dignidade da vida humana, onde essa é ameaçada ou negada. Ao assumir alguma forma de serviço voluntário, dentre os muitos existentes, estamos construindo o Reino de Deus pelo amor serviçal, não pela busca de prestígio pessoal ou por estratégias narcisistas de busca de si mesmo.

Mais lidos