Paraíba: 429 anos

03/08/2014 - Escrito para o Correio da Paraíba

A Paraíba celebra 429 anos de fundação. Pergunto pelo compromisso, meu e coletivo, para com a nossa terra e nossa gente. Como estamos construindo o presente e o futuro? As políticas estruturais assumidas pelo governo atual, definidas por um itinerário de desenvolvimento produtivo e sustentável, visam melhores oportunidades para as gerações vindouras. Os eixos estratégicos programáticos apresentados pelo projeto de Estado superam o clientelismo injusto, sem continuidade. O orçamento democrático é um canal aberto para que os representantes dos setores da sociedade envolvam-se como atores corresponsáveis pelas políticas públicas estruturantes prioritárias, definidas e asseguradas financeiramente.

Em função do projeto de desenvolvimento sustentável indispensável para o paraibano, desejamos a efetivação de um pacto social. O empreendedorismo é prioritário, integrando-se à esfera da educação, saúde e segurança pública. Somente com a capacitação de mão-de-obra qualificada criam-se oportunidades na área da indústria, da agricultura, do comércio. Nascem daí as microempresas associadas. Produção de qualidade depende do acesso à energia, à água e boas estradas para escoamento de produtos, levando em conta a necessidade da integração local com a regional. A gestão estadual continue a garimpar mais recursos humanos, técnicos e financeiros, criando as condições para o nosso desenvolvimento com inclusão e justiça social, levando em conta as condições de vida no semiárido. A Paraíba possui potencialidades à espera de investimentos, contando com a iniciativa privada e com as redes produtivas de pequenas e médias propriedades rurais, ou do agronegócio e agroindústria.

Os Estados emergentes desenvolveram-se implantando sistemas de redes produtivas, investindo nas potencialidades locais e regionais. Na vida nada se faz sem parcerias contando com a iniciativa privada. O caminho para a Paraíba é a sua própria qualificação, integrando-a no processo do desenvolvimento. Deus abençoe o povo paraibano, conquistando legítimos direitos, cumprindo seus deveres.

Mais lidos