Idosos e maus tratos

05/07/2014 - Escrito para o Jornal da Paraíba

É um direito da pessoa envelhecer com dignidade. Proporcionar isso é um dever do Estado. Assim reza a Constituição, contando com a corroboração preponderante da família e das instituições, com evidente responsabilidade social, bem como de toda a coletividade. Mas, o que vemos, é que os direitos dos seres humanos passam a ser ignorados por vários fatores, sobretudo quando não existem vínculos de amor e gratuidade na família - igualmente na sociedade, quando os relacionamentos descambam para o oportunismo.

Na sociedade materialista, os valores referenciais nem sempre atendem à dignidade da vida do ser humano, mas à obtenção de vantagens particulares e ao imediatismo do lucro, sobrepondo-se às pessoas. As mais fragilizadas, no caso as crianças e idosos, mesmo respaldadas por leis e estatutos em seus direitos fundamentais, encontrarão sérias dificuldades por falta da criação das devidas condições que garantam a prática efetiva das leis. Há leis, mas sem garantias, por falta de infraestrutura - ressalte-se por falta de investimento financeiro.

Há direitos que, em tese, são garantidos e protegidos pelas leis. Por sua vez, há leis que se fundamentam em valores morais, em princípios éticos. Há leis que procedem da ordem natural. As leis divinas traduzem exatamente a ordem natural, estabelecida por Deus na natureza humana. Por absoluta razão natural, o amor é o princípio de toda lei! Porém, aumentam, em níveis assustadores, os maus tratos infligidos às pessoas idosas, exploradas, tratadas com violência. Isso é reflexo do que se passa numa sociedade de exclusões.

O valor supremo numa sociedade de consumo é o lucro e o prazer a qualquer preço. As pessoas podem chegar a valer como objetos de uso casual. Os novos critérios de valores, na sociedade competitiva, impõem o descarte das pessoas, principalmente se não produzem mas dão despesas. Nessa lógica perversa, devem ser exploradas de alguma forma. Daí os maus tratos ou a extorsão das pessoas idosas - rejeitadas, ao mesmo tempo exauridas dentro de suas próprias famílias.

Esse grave problema social vai se agravar cada vez mais. Em nível mundial, registra-se o despreparo dos governos - se tocarmos na questão das garantias previdenciárias. As perspectivas são sombrias até para garantir uma aposentadoria razoável, sendo que muitas famílias “vivem” às custas das pessoas idosas. O que precisamos fazer começa pelo amor a Deus e à vida das pessoas, reeducando-nos para a arte de amar sem egoísmo. O amor é um dom divino. O amor é a base dos direitos humanos. O amor precisa ser vivenciado desde o planejamento de um filho, vindo ao mundo como um sinal de bênção e não como intruso.

Anterior a quaisquer leis instituídas e sancionadas pelos estatutos dos idosos, que foram uma conquista inédita, devemos nos importar em programar atividades formativas para as nossas crianças, adolescentes e jovens a partir do lar, da escola, das universidades. Por outro lado, não podemos deixar as coisas soltas, sem medidas efetivas que inibam as práticas de maus tratos.