Cristo, rei que serve!


 25/11/2018 - Escrito para o Correio da Paraíba

“Tu é o rei dos judeus?”. Esta pergunta não saiu somente da boca de Pilatos, quando interrogaram a Jesus, mas atualiza-se nos nossos dias. Também o mundo moderno interroga a fé cristã sobre o reinado de Deus - e por isso, também a nós dirige-se essa pergunta. E o que podemos responder? O que significa afirmar Cristo como Rei do Universo? E mais, não seria soberbo da parte dos cristãos, referir-se ao Senhor como rei de tudo?

O título real, referido a Jesus, tem raízes bíblicas e nos possibilita chegar a uma compreensão sobre sua missão salvadora. Ele migra do reinado de Israel para o reinado do mundo inteiro; a missão de Jesus não cabe somente dentro das expectativas do povo judeu, mas alarga-se às expectativas de todos os homens e mulheres. Jesus torna-Se Rei do mundo inteiro, quando subindo na cruz, releva o amor do Pai, ofertando-Se livremente em favor de todos. Ele não cede às tentações dos seus opositores: “Se é rei de Israel, desça da cruz, e acreditaremos n’Ele” (Mt 27,42), mas entrega-Se à Paixão e a Cruz. Aqui revela-se visivelmente a marca da realeza de Cristo. Esta desenha-se neste cenário paradoxal de sofrimento, Ele mostra-nos que reinar é servir! O Senhor, mesmo sendo maior que todas as coisas, reina pela lógica do serviço, da caridade.

“Foi-Me dado todo o poder no Céu e na terra” (Mt 28,18). O poder de Jesus é puramente serviço, não é outra coisa a não ser caridade manifestada pelos pobres e pequenos. Seu reinado estende-se sobre o mundo inteiro porque Ele salvou a humanidade de todos os tempos. Neste final de semana, a Arquidiocese da Paraíba, através do Santuário de Nossa Senhora da Penha, realiza uma das mais expressivas manifestações marianas do Brasil. A Romaria da Penha tornou-se um oásis para os fiéis que buscam na companhia da Virgem Maria o cumprimento da Vontade de Deus. Os romeiros caminham quase 14 km porque acreditam que no espírito de sacrifício podem se aproximar mais de Deus pelas mãos da rainha do céu, Nossa Senhora da Penha. Ela tornou-se rainha, porque sendo Mãe do próprio Deus, também se coloca a serviço de todos os homens. Peçamos a Ela que caminhe conosco e que nos ajude a seguir Jesus, nosso Rei, como Ela sempre fez. Que não nos falte na peregrinação da vida o crescimento e o ardor da fé, principalmente, quando a noite tornar-se longa em nossa existência. E que o bom Deus sempre nos dê a graça de rezar: “Venha a nós o vosso reino”. 


Dom Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba

Contatos

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br

Mídias Sociais

Facebook Instagram

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados